Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto: Tosco em Ação

Tosco em Ação: Prevenindo a violência na E. E. Ernesto Solon Borges




Os alunos da Escola Estadual Ernesto Solon Borges, em Bandeirantes, estão participando do Projeto Tosco em Ação, sob a orientação da coordenadora de área de Língua Portuguesa da escola professora Vânia Camilotti Pastro. O Projeto é uma idealização da Editora Alvorada juntamente com a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) sendo destinado aos alunos do 6.º ano ao 1.º ano do Ensino Médio e abrange todas as escolas do Estado.
O projeto foi implantado na Rede Estadual de Ensino no ano passado e devido seu sucesso este ano foi implantado em todas as escolas da rede. O projeto teve início em Março com a capacitação dos professores e terá prosseguimento pelos próximos dois meses com o encerramento previsto para o dia 25 de Junho.
A ESCOLA E O PROJETO
Ao desenvolver o Projeto Tosco a escola pretende discutir o cotidiano presente na realidade da juventude como: violência, drogas, família, escola, namoro, profissão, mídia, fornecendo elementos para reflexão e discussão, sempre permeado pelo foco da ética como possibilidade maior para a transformação da realidade. A contribuição da reflexão para as diversas dimensões que envolvem a realidade humana. Para que o jovem perceba que a sociedade é marcada por conflitos existentes em todas as práticas que dizem respeito ao humano e que é necessária sua contribuição em ações que atenda as necessidades de seu meio, tendo em vista a transformação em busca de uma sociedade mais justa e humana.
Na escola o projeto está sendo desenvolvido por meio de atividades que envolvem a comunidade interna e externa, além dos alunos estarem disponibilizando as redes sociais para divulgação (facebook e blog). Também contam com ciclos de leitura do livro, entrevistas, debates, palestras, teatro e seminários, elaboração de vídeos, além de confecções de murais e jornais que abordem o tema proposto pelo livro. Assim sentimo-nos encorajados a investir na busca de estratégias que ajudem a melhorar as condições de vida de nossa comunidade, seja na igualdade de oportunidades, na construção de valores éticos socialmente desejáveis pelos membros da comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário