Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

                       BULLYING

       Os educadores da E.E.Ernesto Solon Borges vêm trabalhando o tema BULLYING frequentemente, com o objetivo de conscientizar os alunos de que essa prática contribui na ação de aspecto negativo em suas vidas, causando diversos transtornos as vitimas.
Foram realizadas varias ações como: Momento Cívico (utilizando adesivos), vídeos, pesquisas, leituras, produção de texto, teatros, repente e outros.
A prática do Bullying não chega a ter um índice alarmante em nossa escola no que se refere a violência física, porém, a agressão verbal é preocupante e com isso contamos com a parceria da família para que juntos possamos somar esforços em prol da prática da paz.



 

 

 



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AÇÕES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE


 
No dia 22 de novembro de 2010 foram realizadas duas ações referentes ao PDE, “SOLETRANDO” que envolveu os educadores de Língua Portuguesa, com objetivo de desenvolver o raciocínio da ortografia dos alunos e “COMPETIÇÃO DE XADREZ, DAMA e TÊNIS DE MESA”  objetivando a promoção e a integração sócio-esportiva da escola, além de propiciar o desenvolvimento integral do cidadão como ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o exercício da cidadania.




        





                         


                 COMPETIÇÃO DE XADREZ, DAMA e TÊNIS DE MESA











FEIRA CULTURAL - CONHECENDO NOSSAS RAÌZES





  
   A E E.Ernesto Solon Borges em comemoração ao dia da Consciência Negra realizou no dia 20 de novembro a Feira Cultural com a culminância do projeto “Conhecendo Nossas Raízes”
Com a execução do projeto “Conhecendo nossas Raízes” a escola propõe uma discussão sobre identidade cultural entre culturas diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, além de proporcionar a  construção de práticas multiculturais e não-discriminatórias através da ação conjunta de combate à discriminação e ao racismo no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta à diversidade cultural e à diferença.
         Os professores, divididos em grupos,  começaram a trabalhar com os alunos os temas envolvendo as culturas dos três povos que mais contribuíram  na formação da identidade cultural do Brasil: portugueses, indígenas e africanos os quais seriam apresentados à comunidade  no encerramento do projeto.
         O evento teve início no dia 18/11com uma palestra sobre a história e o papel do negro na sociedade proferida pelo senhor Antenor Batista da Silva Júnior. As demais atividades foram realizadas durante a feira e mobilizou toda a comunidade escolar com atrativos variados.
Durante o evento os visitantes puderam assistir a apresentação da aldeia urbana Marçal de Souza mostrando um pouco da sua cultura,             tiveram ainda a oportunidade de degustar alimentos da culinária portuguesa e africana, além de apreciarem demonstrações da arte, do artesanato, dos costumes e tradições dos portugueses, índios e negros.
Mais uma vez o dinamismo e a dedicação dos professores fizeram com que a realização das atividades fosse um sucesso, fato esse que muito nos orgulha restando-nos agradecer aos pais, professores e alunos pelo belíssimo trabalho.