Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

1ª Gincana - "Prevenção à violência entre jovens"

No dia 15/11/2014 aconteceu a 1ª Gincana com o tema "Prevenção à violência entre jovens" no município de Bandeirantes/MS. Ação desenvolvida entre o Poder Judiciário, Igreja Católica, Escolas Municipais e Estaduais, com objetivo de conscientizar os jovens a não praticar violência e evitar o uso de drogas.
Parabéns a todos os alunos e funcionários da escola que participaram do evento.












Halloween em nossa escola

" A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.
Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?"


A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muito famosa frase"doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

O projeto foi desenvolvido pela professora de Língua Inglesa (Marilene) e Arte (Lurdinha) no período matutino e vespertino e a culminância ocorreu no dia 14/11/2014.






















quarta-feira, 5 de novembro de 2014

OFICINAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES, BANDEIRANTES-MS


Durante os dias 26 de Agosto a 21 de outubro de 2014 foi realizada uma ação “A BOTÂNICA VAI À ESCOLA DE BANDEIRANTES”. As oficinas foram desenvolvidas pela Discente Geisiely Pedrosa de Freitas e pelo Orientador Pesquisador Prof. Dr. Ivo Leite Filho da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como etapa de conclusão de curso, cujo o objetivo foi desenvolver oficinas experimentais de Botânica com alunos do 7º ano A e B.
Colaboradores:
MsC Halisson Cesar Vinci Carlos- Biologia Vegetal/UFMS
John Dalton da Silva Paini – Analista de Sistemas/UFMS
1ª oficina: Os Reinos
2ªOficina: Botânica no dia-dia!
3ª Oficina: Germinando Vida!
4ª Oficina: Descobrindo as Plantas Carnívoras!













Projeto: Lixo Urbano na Escola e em seu Entorno

Na data de 20/10/2014, ocorreu no período matutino e vespertino na E.E. Ernesto Solon Borges, Bandeirantes-MS, a palestra ministrada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) referente ao projeto: Lixo Urbano na Escola e em seu Entorno. O projeto foi desenvolvido pelos professores: Margarete Peres Rael, José Cândido de Castro Neto, Vanderley Soares da Silva, Wesley Ferreira da Silva, Viviane Ferreira da Rocha e Zeneide Aparecida Montalvão Menezes. O projeto tem como objetivo conscientizar sobre o impacto causado pelo lixo não só em relação ao meio ambiente, mas relacionado a saúde da comunidade; desenvolver o senso crítico dos alunos; estimular a pesquisa; integrar diferentes áreas do currículo escolar; fazer com que esta parcela da população comece a exercer a sua cidadania, alterando sua realidade atual, na busca de uma melhor forma de qualidade de vida.